Imprimir

Tipos de capoeira

Posted in Informação

Hoje em dia a capoeira é dividida em três tipos: Capoeira de Angola (tradição, Mestre Pastinha), Capoeira Regional (tradição, Mestre Bimba) e somente Capoeira para os não tradicionais;

Muitas pessoas pensam que a capoeira de Angola é uma luta africana, ou se assemelha a uma, ou outra dança africana. Capoeira de Angola não quer dizer "Capoeira da Angola", na verdade a palavra Angola (país situado no Oeste Africano) é uma homenagem aos escravos e descendentes africanos que tinham as suas raízes no continente Africano e viviam no Brasil, assim como os brasileiros, os Angolanos também foram colonizados pelos portugueses. A capoeira de Angola veio a existir depois da capoeira regional, pois antes disso não era necessária a distinção. O jogo era apenas chamado de Capoeira ou "Vadiação".

A capoeira, hoje em dia conhecida de capoeira de Angola. É um jogo original, tradicional, ou por muitos capoeiristas, capoeira Mãe.

Capoeira Regional teve um passo rumo à inserção no contexto desportivo brasileiro. Caracterizada por Mestre Bimba, como capoeira regional baiana, foi ele quem primeiro introduziu nas práticas de capoeira, técnicas, formas e sequências de treinos.

A capoeira cresceu e mudou…

Para muitas pessoas melhorou, para outros piorou!

Ajanã Nascimento instrutor de capoeira, acredita que ela está aonde deve estar. Dentro da nossa realidade, pois ela é fruto do mundo em que vivemos.

"Temos que jogar conforme o jogo!
Só muda quem quer mudar! Atualmente, muitos Mestres tem como príncipio introduzir a capoeira como um todo. Um capoeirista sem divisões, ou preconceitos, tendo que se adaptar as maneiras e fundamentos de cada lugar. Apesar de muitas contradições, rôtulos e discursos a respeito dos tipos de capoeira. Ela e constantemente renovada, através da própria figura do capoeirista, que se adapta a cada forma e estilo de vida. Aonde a rigidez da lugar a criatividade e a naturalidade dos movimentos de cada capoeirista, sem que perca a sua filosofia de jogo".